Você sabe o que é fitoterapia?
Talvez mesmo não conhecendo o nome, você já tenha posto em prática – afinal, quem não tem uma receita de vó de chá para resfriado?
Muito além de consistir apenas em tradições da cultura popular, a fitoterapia é regulada no Brasil pela Anvisa como o estudo e utilização das plantas medicinais para prevenir e combater doenças. Esta medicina alternativa consiste no isolamento dos constituintes das plantas para produzir efeitos benéficos em nosso organismo. Aliada à medicina tradicional, ela é um processo seguro, que evita a contaminação por agrotóxicos, micro-organismos e substâncias estranhas para o corpo.
As matérias-primas extraídas dos vegetais são: extratos, tinturas, óleos, ceras, exsudatos, sucos, e outros. Não se trata apenas da planta medicinal em si, mas sim de um medicamento industrializado. Por isso, os fitoterápicos, assim como os outros medicamentos, devem oferecer garantia de qualidade e ter sua eficácia comprovada.
Assim como os medicamentos convencionais, os fitoterápicos obedecem a uma mesma regra de fabricação e de uso. São apresentados em comprimidos, cápsulas, xaropes, líquidos, sachês, grânulos, drágeas, supositórios e óvulos.
Confira alguns dos benefícios da Fitoterapia
- Mais saudável: por utilizar elementos naturais sem aditivos ou processos químicos, a fitoterapia não provoca efeitos colaterais ao tratamento. Ela também não apresenta o risco de dependência química como as demais alternativas medicamentosas.
- Mais acessível: a utilização de plantas medicinais no Brasil é favorecida pela grande diversidade vegetal e o baixo custo associado à terapêutica, o que vem despertando a atenção dos programas de assistência à saúde e profissionais.
- Mais ecológica: a fitoterapia faz com que o ser humano volte a se conectar com a natureza e assim buscar na vegetação uma forma de ajudar o organismo em vários sentidos, como restaurar a imunidade enfraquecida, normalizar funções fisiológicas, desintoxicar órgãos e até mesmo para rejuvenescer.
- Mais eficaz: Os fitoterápicos podem oferecer um tratamento mais eficaz, no caso de algumas doenças, tais como: problemas digestivos, ansiedade, ganho de peso e problemas traqueobrônquicos.
-
Doenças tratadas pela Fitoterapia
Combate infecções
A fitoterapia é capaz de tratar diversos tipos de infecções. Entre elas, temos a bronquite, laringite, e a faringite. As propriedades bactericidas presentes nas plantas medicinais são as responsáveis pela expulsão das bactérias causadoras das mais diversas infecções que conhecemos.
Plantas medicinais recomendadas: Cebola-branca; sabugueiro.
Combate problemas digestivos
Esta terapia integrativa é indicada para pessoas que apresentam problemas digestivos como diarréias, úlceras, constipação e acidez estomacal.
Assim, para quem apresenta qualquer distúrbio digestivo e esteja procurando um tratamento natural para o problema, a fitoterapia tem se mostrado muito eficaz.
Plantas medicinais recomendadas: Chá preto; Malva-rosa.
Combate todo tipo de cólica abdominal
O consumo de medicamentos fitoterápicos extingue problemas com cólicas abdominais, sejam elas de quaisquer naturezas. Nisto incluímos as dolorosas cólicas menstruais que, muitas vezes, inibem a mulher de qualquer outra atividade cotidiana por conta de sua intensidade.
Planta medicinal recomendada: Chá preto.
Combate resfriados e gripes
A vitamina C presente em diferentes plantas medicinais pode auxiliar – e curar – doenças como resfriados e fortes gripes. Além disso, o consumo deste tipo de tratamento pode ainda aumentar a imunidade, prevenindo o aparecimento de outros problemas de saúde.
Plantas medicinais recomendadas: Acerola; Cebola-branca.
Combate problemas respiratórios
A fitoterapia é indicada para pessoas que apresentam qualquer tipo de problema respiratório. É capaz de aliviar crises alérgicas como rinite e até mesmo amenizar o desconforto causado pela asma. Além de tratar e proteger os brônquios de infecções e excesso de secreção.
Plantas medicinais recomendadas: Cebola branca; Mangará de bananeira.
Combate alergias da pele
Coceiras que podem ser causadas por dermatites ou alergias são tratadas com a fitoterapia. Tratamentos para estas finalidades podem ser feitos a partir do uso interno ou da infusão das plantas com o uso tópico.
Planta medicinal recomendada: Bálsamo.
Combate dores como a cefaleia
Para quem sofre com cefaleia constante sabe o quanto este tipo de problema pode atrapalhar o dia a dia.
Assim, a fitoterapia pode ajudar você de maneira natural a minimizar e curar esta doença de vez.
Planta medicinal recomendada: Hortelã da folha grossa.
Combate e elimina vermes
Algumas plantas medicinais são capazes de limpar e livrar nosso organismo do aparecimento e desenvolvimento de parasitas.
Planta medicinal recomendada: Pepaconha.
Combate e ameniza a febre
A fitoterapia também é capaz de tratar a febre, equilibrando a temperatura corporal.
Planta medicinal recomendada: Sabugueiro.
Auxilia nos processos cicatrizantes
A natureza disponibiliza diversos produtos naturais para tratarmos feridas, e assim, acelerar o processo cicatrizante de nosso organismo.A fitoterapia, no entanto, surge como uma ótima opção para esta finalidade.
Planta medicinal recomendada: Bananeira
Como com qualquer medicamento e terapia, na fitoterapia o tratamento só deve ser iniciado com o auxílio de um médico que irá ditar a necessidade, quantidade e tipo de substancia que será utilizada. Os remédios podem ser encontrados em farmácias normais ou de manipulação com autorização prévia.
Mas atenção: Mesmo sendo isentos de receita, o medicamento fitoterápico deve ser prescrito por um profissional. O Ministério da Saúde descreve orientações para que os nutricionistas também possam prescrever o uso desse tipo de medicação.
A tendência mundial pela busca de um estilo de vida mais natural e saudável tem ajudado a difundir práticas da medicina alternativa, nas quais a fitoterapia se destaca. Da próxima vez que passar no consultório, converse com seu médico sobre a possibilidade de complementar seu tratamento com medicamentos fitoterápicos, e comprove os benefícios desta prática milenar.