É cada vez mais comum a procura e o consumo de leites vegetais. Seja por intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca, ou por seguir uma dieta vegana, muita gente tem optado por consumir esse alimento no dia a dia como substituto aos leites de origem animal.
Para os intolerantes à lactose, consumir o leite de vaca pode trazer consequências desagradáveis e até perigosas, dependendo do nível dessa intolerância alimentar. Isso acontece porque algumas pessoas não produzem a lactase, enzima responsável por digerir a lactose. Então, se esse indivíduo consome algum alimento derivado do leite, podem ocorrer sintomas como dor abdominal, diarreia, vômitos e inchaço.
É possível encontrar pessoas que têm intolerância à lactose em 3 níveis. A intolerância primária é aquela em que a pessoa tem a diminuição natural da lactase, ou seja, ela vai ficando intolerante ao longo dos anos. É normal em pessoas de idade avançada.
A intolerância secundária pode ser ocasionada por alguma doença ou ferimento que o indivíduo pode sofrer ao longo da vida. Já o tipo congênito é aquele em que a pessoa já nasceu intolerante à lactose.
Uma ótima opção para os intolerantes à lactose, assim como aos adeptos de uma alimentação vegana, é o consumo de leites de origem vegetal. Sendo assim, vamos conhecer um pouco melhor sobre seus benefícios e características.
BENEFÍCIOS DOS LEITES VEGETAIS
Como o nome entrega, o leite vegetal é feito a partir de grãos e sementes. Mas não se engane. Na verdade, de leite, ele não tem nada: ganhou o apelido por conta da cor branca e da textura aquosa. Mesmo quem não tem nenhuma intolerância alimentar tem se tornado adepto. As bebidas vegetais têm conquistado cada vez mais pessoas que buscam uma alimentação saudável e livre de lactose. Eles são feitos com grãos integrais ricos em fibras, ferro, minerais e proteínas. Outra vantagem: menos calorias, já que possuem também menos gorduras que o leite animal.
O leite vegetal carrega os mesmos nutrientes que o alimento de origem (veja lista abaixo), de proteínas a carboidratos. “De um modo geral, são menos calóricos e possuem baixo índice glicêmico, mas é importante dar atenção às diferentes características de cada tipo. Vamos conhecer mais sobre estas diferenciações abaixo.
CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
Leite de soja
Possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre, diversos aminoácidos essenciais, e doze vezes mais proteína do que o leite de vaca. Apresenta alto teor de cálcio e é excelente para pessoas com diabetes, pois libera os açúcares pouco a pouco, mantendo este componente no sangue a níveis ótimos. Esse leite é muito remendado para mulheres, pois as ajuda em episódios de tensão pré-menstrual, graças às suas isoflavonas.
Receita de Leite de Soja
Ingredientes:
- 1 xícara de grãos de soja;
- 1 ½ litro de água.
Modo de preparo:
- Escolha e separe os grãos de soja que serão utilizados na produção do leite. Na sequência, lave bem;
- Deixe de molho de um dia para o outro dentro de uma tigela ou panela;
- Então, escorra a água e lave bem mais uma vez;
- Bata os grãos limpos no liquidificador juntamente com o 1 ½ litro de água;
- Coe o conteúdo com o auxílio de um pano de prato;
- Em seguida, colocar a mistura em uma panela e levar ao fogo;
- Assim que começar a levantar fervura, deixar em fogo baixo durante 10 minutos;
- Após esfriar, colocar em uma jarra e levar até a geladeira.
Caso queira deixar o seu leite com um sabor a mais, você ainda pode acrescentar ingredientes como casca de laranja, canela em pó ou baunilha ao processo de fervura. Depois, é só retirar esses ingredientes da panela quando terminar de ferver.
O número de calorias por porção de 200 ml de leite de soja dessa receita é de aproximadamente 62,5, tendo em vista que o número de porções obtidas é sete. Com a adição de algum ingrediente para incrementar o sabor, o valor calórico pode aumentar.
Leite de amêndoas
Contem magnésio e cálcio, importantes para a saúde dos ossos e para o processo de contração muscular. Além disso, também possui arginina, aminoácido que dilata os vasos e melhora a circulação sanguínea, o que ajuda no combate a celulite e garante mais oxigênio e nutrientes nos músculos, fortalecendo o desempenho físico no treino.
Ingredientes
- 1 copo (200ml) de amêndoas crua
- 4 copos de água (Bela Gil sugere que quem goste do leite mais consistente, coloque menos água; quem gosta de menos consistente, coloque mais água)
Modo de Preparo
- Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias.
- Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água.
- Coe em um pano fino.
- Se não for consumir na hora, devese guardar o leite fresco e dura três dias na geladeira.
Leite de aveia
É rico em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras, que facilitam o fluxo intestinal. Entretanto, ele não deve ser consumido por quem tem intolerância ao glúten. Excelente alternativa para quem quer perder peso, pois seu alto teor de fibras (solúveis e insolúveis) fortalece o sistema digestivo e oferece uma sensação de saciedade.
Receita de Leite de Aveia
Ingredientes
- 1 xícara de aveia
- 2 xícaras de água filtrada*
- Uma pitada de sal
Modo de Preparo
1 – Deixe a aveia de molho por mais ou menos 20 minutos (se ficar mais tempo é ainda melhor!). Depois que amolecer, coe e jogue a água do molho fora.
2 – Coloque a aveia no liquidificador com 2 xícaras de água filtrada e uma pitadinha de sal (a proporção é sempre 1 xícara de aveia, 2 de água).
3 – Bata até atingir uma consistência mais grossa. Coe com um coador e um pano fino limpo para não deixar passar tanto os resíduos do leite. Guarde na geladeira por até 4/5 dias, mas é melhor se consumido fresco.
Leite de arroz
É um poderoso desintoxicante. Têm proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia. Possui alto teor de triptofano e vitaminas do complexo B, substâncias adequadas para obter energia e equilíbrio no sistema nervoso. É ideal também para quem quer controlar o peso, já que tem menos calorias do que o leite de soja e o de amêndoas.
Receita de Leite de Arroz
Ingredientes
- 1 xícara de arroz branco ou integral;
- 8 copos de água.
Modo de preparo
- Colocar a água em uma panela no fogo, deixar até ferver e colocar o arroz lavado. Deixar em fogo baixo por 1 hora com a panela fechada.
- Deixar esfriar e colocar no liquidificador até ficar líquido.
- Coar muito bem e adicionar água se necessário.
Para dar mais sabor ao leite de arroz, antes de bater no liquidificador, pode-se adicionar 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de óleo de girassol, 1 colher de chá de extrato de baunilha e 2 colheres de sopa de mel, por exemplo.
Leite de quinoa
Comparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinoa é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.
Receita de Leite de Quinoa
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de flocos de quinoa (sem glúten)
- 2 xícaras de água
Modo de Preparo:
- Deixa a quinoa de molho na água dentro do liquidificador por 15 minutos e depois bata por 1 minuto.
- Não precisa coar.
Leite de coco
Ele é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Tem vitamina C, B1, B3, B5 e B6, sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico.
O ácido láurico presente no leite de coco garante propriedade antiviral, antifúngica, antibacteriana, digestiva, imunoestimulante e antioxidante. Age, ainda, contribuindo para regular os hormônios da tireoide e acelerar o metabolismo.
Tem propriedades laxantes ajudando no bom funcionamento do intestino, e seu poder antioxidante combate os radicais livres, protegendo o corpo de diversas doenças relacionadas com o processo oxidativo do corpo e o envelhecimento precoce.
Receita de Leite de Coco
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de coco fresco ralado
- 2 xícaras (chá) de água filtrada
Modo de preparo:
- Num liquidificador, junte o coco e a água e bata até virar um líquido branco (cerca de 5 minutos). Por ser natural, ele não terá a espessura nem a cor super branca dos industrializados.2. Num pano de prato limpo, coe a mistura sobre uma tigela, espremendo bem com as mãos para extrair todo o leite. Agora é só usar em preparos como moquecas, molhos, vitaminas ou doces.
Fontes: Mundo Boa Forma | Lar Natural | Tão Feminino | Webrun