A dor no nervo ciático (ou simplesmente Ciática) trata-se de um sintoma de outro problema médico. O nervo ciático é considerado o maior do corpo humano: estende-se desde a face posterior do quadril, descendo por trás da coxa e dos joelhos até alcançar o dedo maior do pé, ou seja, vai desde a coluna lombar até os pés. É ele quem possibilita o movimento dos músculos das pernas, permitindo as articulações dos membros inferiores, além de ser responsável pelas sensações.
Recomendações preventivas
- Evite realizar movimentos bruscos com a coluna vertebral, pois eles podem favorecer o pinçamento de nervos;
- Sempre flexione os joelhos quando for erguer um peso do chão;
- Dê preferência aos sapatos com saltos mais baixos;
- Procure manter uma boa postura. O hábito de utilizar posturas corretas deve ser desenvolvido, especialmente, quando houver necessidade de permanecer sentado ou em pé durante muito tempo;
- Pratique exercícios físicos que ajudem a fortalecer a musculatura de todo o corpo. O Pilates é uma excelente opção, que promove uma melhora no condicionamento físico e mental com um repertório diversificado de exercícios globais. Através da técnica, que trabalha fluidez, concentração, controle, centro de força, respiração e postura, o praticante consegue aumentar a sua consciência corporal, flexibilidade, equilíbrio e força muscular.
Como prevenção, sempre que tiver que levantar pesos, force as pernas, nunca as costas. Além de acompanhamento de um médico ortopedista e prática de fisioterapia, é ideal ter uma dieta alcalinizante, composta de frutas e hortaliças frescas, evitando consumir carnes, fritura e açúcar.
TRATAMENTOS NATURAIS
Confira 5 alimentos que ajudam a combater a dor ciática e sua forma de consumo:
1. Abacate
Faça compressa quente local com o chá das folhas do abacateiro – 100 g para 1 litro de água – por 20 minutos. Repetir todos os dias até alívio dos sintomas.
2. Couve
Cozinhe as folhas inteiras no vapor e aplique cataplasma local com as folhas quentes por 20 minutos. Repetir todos os dias até alívio dos sintomas.
3. Feijão
Triture os feijões até obter uma farinha, adicione um pouco de água e aplique o cataplasma quente no local por 20 minutos.
4. Laranja
Faça refeições exclusivas de laranja 3 vezes por semana.
5. Salsa
Faça o chá das folhas e sementes – 20g para 1 litro de água. Tomar 4 xícaras ao dia.
COMO EVITAR QUE A DOR VOLTE
Para prevenir uma nova crise de dor ciática, deve-se:
- Fazer regularmente alongamentos, que estiquem os músculos das pernas e a coluna.
- Evitar o sedentarismo e praticar regularmente atividades como caminhada, Pilates ou Hidroginástica que fortalecem e alongam os músculos;
- Tentar manter a postura das costas correta mesmo quando sentado;
- Estar sempre dentro do peso ideal;
- Manter o abdômen sempre forte para proteger a coluna.
Gostou do tratamento? Essa e muitas outras dicas você encontra em nosso aplicativo Viva Mais. Baixe gratuitamente: http://app.vivamaislivros.com.br
Fontes: www.tuasaude.com | www.herniadedisco.com.br