Você já ouviu falar sobre os benefícios do cromo? Este nutriente pode ser um grande aliado quando bate aquela vontade de comer um brigadeiro a qualquer custo, ou quando seu corpo parece sentir uma fome incontrolável por guloseimas no meio do dia.
Quando este mineral está na quantidade certa em nosso organismo, regula a quantidade de açúcar no sangue, evitando os picos de insulina. Isso beneficia não só quem quer exterminar as gordurinhas, mas também quem têm diabetes ou a síndrome metabólica. Esta síndrome é caracterizada por um grupo de e problemas de saúde como o acúmulo de gordura na cintura e no interior da barriga (visceral), pressão alta, aumento nos níveis de triglicérides, do açúcar no sangue (glicemia), e do mau colesterol (LDL) e ainda a diminuição do bom colesterol (HDL).
Quando a insulina está em alta é porque não está realizando adequadamente sua função de metabolizar o açúcar na célula. Por sua vez, quando a célula sente a falta desse açúcar, que é sua fonte de energia, manda um recado de fome, o que te faz comer novamente. O cromo potencializa o efeito da insulina, equilibrando os níveis desse hormônio no sangue, evitando os ataques de fome.
No entanto, apesar de o cromo ser um nutriente essencial, as nossas células não conseguem produzir esse mineral. Por isso, precisamos conseguir seus benefícios através do consumo dos alimentos fontes do mineral ou, se for o caso, através da suplementação receitada por um médico especialista.
Para garantir a ingestão diárias do mineral, é fundamental certificar-se de incluir alimentos que contém cromo na dieta. A quantidade mínima do mineral que os seres humanos devem consumir não é muito alta: o valor é de 25 mcg (microgramas) para as mulheres adultas entre 19 e 50 anos e 35 mcg para os homens, com idade de 19 a 50 anos, diariamente. Crianças de zero a seis meses necessitam de 0,2 mcg do nutriente por dia, enquanto as que têm de sete a 12 meses requerem 5,5 mcg.
ALIMENTOS RICOS EM CROMO
Como não produzimos o cromo, a alimentação continua sendo uma das melhores maneiras de conseguir o mineral. A absorção do nutriente pode ser muito boa em conjunto com uma dieta equilibrada.
Levedo de cerveja
Quantidade: 112 mcg cromo (1 colher de chá )
Um alimento rico em cromo é o levedo de cerveja, também conhecido como cevada ou levedura de cerveja. Um de seus grandes benefícios é justamente ajudar a combater os níveis de glicose no sangue, proporcionando saciedade e diminuindo o desejo por doces e carboidratos no geral.
Pimenta malagueta
30 mcg (1 colher de sopa)
A Pimenta é um suplemento natural com Picolinato de Cromo que ativa o metabolismo, tem efeito termogênico e traz benefícios para dietas de redução de peso.
Gérmen de trigo
23 mcg de cromo (3 colheres de sopa)
Por isso, o gérmen de trigo é eficaz em baixar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, o que a faz também uma excelente aliada no controle de diabetes e do colesterol alto.
Batata-doce
36 mcg de cromo
Já a batata-doce entra no grupo dos alimentos ricos em cromo porque uma unidade média contém 36 mcg de cromo. Além de ser boa fonte do nutriente, a batata doce traz muitos benefícios.
Tomate
24 mcg de cromo
Fonte de vitamina C, magnésio e cálcio, o tomate também fornece doses do mineral ao organismo: são 24 mcg encontrados em uma unidade de tamanho médio.
Fonte: www.minhavida.com.br | www.mundoboaforma.com.br